O que é o Pilates?

Foto do arquivo pessoal
Carolina Teixeira

O método Pilates foi criado pelo atleta alemão Joseph H. Pilates no início da década de vinte. Trata-se de uma prática de exercícios que visa aliar boa forma física e bem estar mental.
Quando inventou o método, Joseph afirmou que o Pilates deveria seguir seis princípios básicos:
  1. Concentração;
  2. Centralização de força;
  3. Fluidez;
  4. Respiração;
  5. Controle;
  6. Precisão.

Também conhecido pelo nome de Contrologia, o Pilates proporciona uma série de benefícios aos seus adeptos. Indivíduos a partir dos 7 anos já podem praticar a atividade, não tendo limite de idade máxima, pois isso vai depender da condição física da pessoa.
As aulas de Pilates podem ser feitas de forma individual ou em grupos formados por até três pessoas. Trabalhar com apenas uma pessoa ou com grupos pequenos faz com que o professor dê a devida atenção ao aluno, como também, elabore a série de exercícios de acordo com a necessidade individual de cada praticante.

Os exercícios são feitos utilizando equipamentos específicos de Pilates ou bolas específicas para a atividade, onde podem ser realizadas cerca de 500 modalidades de exercícios que vão trabalhar a flexibilidade corporal, alongamento e concentração.
As séries dos exercícios são em menor repetição e a execução deve ser precisa, envolvendo meditação e respiração para que causem os efeitos desejados. A respiração é crucial para que o exercício seja bem realizado, melhorando a circulação e aumentando a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, é importante manter a concentração adequada e a postura correta para não prejudicar os resultados.

Nas primeiras sessões de Pilates já é possível sentir alguma mudança positiva no corpo, e com o tempo, os resultados vão sendo mais visíveis. Geralmente o individuo, especialmente o idoso, começa a notar que algumas atividades do cotidiano podem ser feitas com mais facilidade e percebe também que a sua flexibilidade fica sensivelmente melhorada.
São inúmeros os benefícios do Pilates que vão desde condicionamento físico, alívio de dores, até a prevenção de possíveis lesões. Podem ser citados como benefícios do Pilates os seguintes:

  • Melhora a força, controle e flexibilidade muscular;
  • Harmoniza corpo e mente;
  • Define e tonifica os músculos;
  • Ajuda a corrigir a postura;
  • Alivia o estresse;
  • Proporciona um aumento de energia para a lida diária;
  • Melhora a concentração, coordenação motora e o desempenho sexual;
  • Aumenta a auto-estima;
  • Ajuda a combater a fadiga e dores nos músculos;
  • Reabilita na fase de pós-parto;
  • Outros.
Como em qualquer atividade, é preciso que o aluno respeite os limites do próprio corpo para evitar o surgimento de problemas, como lesões e desgaste físico. Desta forma, o praticante deve ser conduzido por um profissional que vai criar uma série de exercícios adequada para cada necessidade particular.

Fonte: slnutrition.com / adaptado por: Carolina Teixeira