terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Atividades Físicas no verão e alguns cuidados!!!

Férias, sol intenso, corpos esculpidos, as temperaturas mais elevadas do ano, a sensação de estar “derretendo” e muita curtição... Essas são algumas das características do verão – a estação mais comemorada do ano. Juntamente com a comemorações vem a vontade ecessiva de praticar atividade fisica para poder mostrar um corpo legal .... ainda mais agora com o carnaval chegando e a mídia cada vez mais mostrando formas esculturais.
Porém as atividades físicas devem ser praticadas com cautela. Muitas pessoas passam mal por levar o exercício físico ao extremo ou realizar certas estripulias.

Hipertensos, diabéticos e cardiopatas tendem a ser mais precavidos quanto ao exercício físico, mas, em contrapartida, os indivíduos que estão acima do peso tomam medidas perigosas na tentativa de reduzir o percentual de gordura corporal, porém na maior parte dos casos o efeito desejado não é alcançado.

Quem nunca se deparou com alguém praticando alguma atividade física com agasalho em plenos 30 graus, pessoas aconselhando caminhadas e exercícios abdominais com uma sacola plástica presa ao tronco, achando que dessa forma “perderão” a barriguinha, ou mesmo uma pessoa obesa correndo sem nenhum controle e pouca segurança? Todos nós já vimos algumas dessas situações, se é que não éramos os próprios executantes.
Por esse motivo tem algumas dicas e precauções para a realização de atividade fisica no verão :

• Consultar um cardiologista e um ortopedista, para examinar a função do coração e assegurar a integridade óssea e articular, respectivamente, a fim de evitar eventos indesejáveis;

• Procurar um educador físico para orientar e prescrever as atividades físicas – ele montará um programa de atividades respeitando as individualidades biológicas e estará pronto a modifica-la sempre que houver necessidade;

• Exercitar-se nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais fraco;

• Passar protetor solar nas partes do corpo que estarão mais expostas, principalmente no rosto – já está mais que comprovado que a exposição prolongada aos raios solares pode provocar até câncer de pele;

• Utilizar roupas leves e confortáveis – confere maior amplitude e suavidade ao movimento;

• Hidratar-se – não espere ficar com sede para tomar água ou isotônico, a sede já é sinal de desidratação, então ande com uma garrafinha e ingira o líquido periodicamente;

• Procurar lugares com boa ventilação – locais fechados, tais como salas, além das janelas devem ter ventiladores para garantir a circulação do ar, assim, evitando o abafamento.
Cada um dos itens relacionados acima é de extrema importância, pois, caso seja descartado pode trazer algum prejuízo ao praticante.

E VAMOS NOS MOVIMENTAR  GALERA E APROVEITAR QUE CARNAVAL JA TA CHEGANDO !!

OPA! E NÃO VAMOS ESQUECER DE SEMPRE DURANTE QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA PRINCIPALMENTE AGORA NO VERÃO DEVEMOS SEMPRE NOS HIDRATAR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!