terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CUIDADOS NECESSÁRIOS NA HORA DE ALONGAR!




Todas as pessoas devem fazer alongamento. Esse tipo de exercício pode ser feito por pessoas em qualquer idade e qualquer hora e não necessita de treinamento prévio e nem requer equipamento especial. Essa atividade pode ser feita pela manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física que provoque stress ou quando seus músculos estiverem tensos!!! Mesmo não necessitando de treinamento prévio para alongar, alguns cuidados devem ser tomados:
 

Por que o alongamento é importante???
O alongamento é muito importante, pois ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade; pode ser realizados sempre que sentirmos vontade: no trabalho, no carro ou assistindo à televisão.


Quando devemos nos alongar????
Podemos e devemos nos alongar pela manhã, PARA COMEÇAR BEM O DIA!!!
No final do dia é bom alongar, pois assim aliviamos as tensões acumuladas, É ÓTIMO E RELAXANTE!
E, principalmente, antes e depois de atividades físicas, É BOM PARA DIMINUIR AS DORES APÓS O TREINO E TAMBÉM O RISCO DE LESÕES.


Quem pode alongar???
Todas as pessoas podem praticar alongamentos. Esse exercício independe da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazê-los quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.


O que mais preciso saber???
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Pra finalizar, um quadro de alongamento pra quem não souber como fazer!!!


Clique na imagem para ampliá-la

ATENÇÃO: Antes de praticar atividades físicas, consulte um profissional.


7 comentários:

  1. Poderia anexar alguma referencia que corrobore com a sua indicação de certo e errado no alongamento??
    E alguma que corrobore tbm com o fato do alongamento previnir lesões?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post Carol, Parabéns, já estou seguindo...bjão boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo!!!
    Primeiro gostaria de esclarecer que sou formada em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), sou credenciada ao CREF e minha formação permite que eu escreva sobre a atividade física.

    Entretanto, o que está escrito nesse post não é novidade. Tratam-se de dicas bastante difundidas e conhecidas, além de acessíveis para todas as pessoas.

    Caso queira saber mais sobre o assunto (visto que esse post tenha sido demasiado sucinto), você poderá encontrar orientações como essas nos trabalhos desenvolvidos pelo Bob Anderson. Inclusive ele tem uma publicação chamada alongue-se. É bastante interessante e fala um pouco disso tudo que está escrito aí em cima!!!

    Essa publicação pode ser facilmente encontrada na internet, mas, para facilitar, aqui vai um link para que você possa ler o livro pela internet:

    http://books.google.com.br/books?id=HZTsvH61iqQC&printsec=frontcover&dq=Alongue-se+ANDERSON,+Bob&hl=pt-BR&sa=X&ei=KTQET7SJE4jpggelv6i9Dg&ved=0CDsQ6AEwAQ#v=onepage&q=Alongue-se%20ANDERSON%2C%20Bob&f=false

    São apenas 154 pag, a leitura é bastante tranquila e ele conta com ilustrações e sequências de alongamentos.

    Agradeço o interesse e comentário no blog e estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

    Carolina Teixeira
    Personal Trainer e Professora de Pilates

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela resposta mas ainda não atingiu o que eu esperava por REFERENCIA, livros não são referencias para afirmaçãoes coomo essas.


    Não existe evidencia que suporta a ideia de que o alongamento sirva para prevenir lesões, aliás, não existe evidencia da necessidade de se realizar alongamentos antes de quaquer atividade.

    Mas bem, desculpe-me o comentário, não vou me prolongar, só uma dica de um colega de profissão...Desapegue-se dos livros e busque informação na ciencia, verá que o que vc entende por" não é novidade" ja caiu a muito tempo.

    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Anônimo.
      Mas não entendi sua intenção ao questionar este post. Se não está bom procure vc mesmo.
      E como que livros não referência suficiente? Presisaria de uma pesquisa, estudo aprofundado? Normalmente, ou provavelmente, os livros são escritos por especialistas e a partir de pesquisas e estudos aprofundados.

      Excluir
  5. Ola anonimo... bom muito obrigada pela dica ... e com essa dica irei fazer um novo post que acho q ira lhe interessar...

    Gostaria que apreciasse meu blog pois adoro opinioes construtivas.

    Obrigada
    Carolina Teixeira
    Personal Trainer e Professora de Pilates

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!!