segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Musculação para Cadeirantes!


           No país e no mundo o numero de pessoas portadoras de deficiências físicas, adquiridas principalmente por meio dos traumas, que são provocados por acidentes automobilísticos, ferimentos à bala, arma branca ou acidentes no trabalho, é intrigante pois vem crescendo em um número ezorbitante.
A pouca consciência sobre a importância da prática de atividades físicas e, principalmente o baixo conhecimento sobre os benefícios da musculação, são as falhas graves do processo educacional que atingem grande parte da sociedade e, provocam o distanciamento da prática de exercícios físicos de uma forma geral.
Um aspecto característico da musculação é sua aplicação como coadjuvante no processo de identificação e tratamento, visando a correção de problemas de postura, e ou estruturas corporais deficitárias, observadas por meio da escoliose, cifose e lordose acentuadas, que em vários aspectos são agravadas pela falta de força e por uma massa muscular pouco suficiente. Estas doenças muitas vezes desenvolvem-se durante a infância e adolescência e só serão diagnosticadas muito tarde, na idade adulta ou avançada. Mesmo após anos de inatividade do individuo, conseguimos elevar o estado de condicionamento físico e melhorar a qualidade de vida, inclusive de pacientes com doenças crônicas e incuráveis, por meio da atividade física e musculação.
Os deficientes físicos sejam eles andantes ou em cadeiras de rodas, ou mesmo os deficientes visuais e auditivos, podem e devem ser submetidos aos trabalhos de treinamento contra resistência. É uma necessidade humana o treinamento para angariar força, massa muscular e interagir por meio do convívio social.
Ainda permanecem mitos que foram enraizados durante décadas. A má informação e o desconhecimento que inclusive são disseminados, até por profissionais de saúde a respeito de possíveis interferências negativas sobre o crescimento longitudinal dos jovens, são evidentes. Constato com freqüência a preocupação de pais e responsáveis sobre presente tema polêmico, que se tornou uma verdade para os indivíduos leigos e desprovidos de informações cientificas comprovadas e atualizadas.
A musculação beneficia o trabalho com grupos heterogêneos de indivíduos, promovendo a saúde por meio dos aumentos de massa óssea, massa muscular, redução de gordura corporal, fortalecimento de tendões e ligamentos, melhoria sobre a maior parte dos aspectos do envelhecimento.


Benefícios:
- estimula a independência e autonomia;
- melhora a socialização com outros grupos;
- melhora a autovalorização e a autoestima;
- melhoria na força e resistência muscular global;
- manutenção e promoção da saúde;
- aprimoramento da coordenação motora global;



A musculação para cadeirantes aumenta a força, desenvolve os músculos e reduz a gordura do  corpo. Quando você está mais forte na parte superior do corpo, você consegue manobrar sua cadeira de rodas com mais facilidade e realizar atividades da vida diária, como entrar e sair da sua cadeira com mais facilidade. A prática regular melhora a saúde cardiovascular e aumenta o vigor e a resistência. Atletas desfrutam de melhor aparência e melhor controle de peso.

O ÚNICO LIMITE É O CÉU !

2 comentários:

  1. maravilhosa a reportagem.. estou pasmo parabens..

    ResponderExcluir
  2. maravilhosa a reportagem.. estou pasmo parabens..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!!